PREFEITURA REALIZA 1º CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL

15/04/2022
PREFEITURA REALIZA PRIMEIRO CAMPEONATO DE SKATE KIDS
25/04/2022
Na última quarta-feira, 20, a Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Saúde e O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS realizou a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental.
O evento teve início às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Cambuí e contou com dois momentos.
Na parte da manhã foi lida o regimento interno e feita a composição da Mesa, que contou com o Prefeito Tales Tadeu Tavares, o Secretário de Saúde Rodrigo Bueno, Kelly Elizeth, representante dos usuários do CAPs, Wellington Lopes, Representante da Secretaria Regional de Saúde Pouso Alegre e a Representante do Legislativo, a Vereadora Leila Fagundes.
Após a solenidade a Referência Técnica de Saúde Mental de Cambuí, Milene Ramalho, fez a apresentação da Rede de Atenção Psicossocial de Cambuí e abriu para perguntas dos presentes.
Foram discutidos temas como a importância de uma política de saúde mental, que possa amparar e atender a população. Discutiu-se a necessidade de integração dos portadores de os portadores de transtornos mentais pela sociedade.
Também foi discutida a importância da luta antimanicomial, que consistiu em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao elaborar o discurso de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social.
Na sequencia houve apresentações artísticas dos usuários do CAPs, com canto, apresentação musical e a exposição de pinturas, na área de acesso ao plenário.
Após uma pausa para o almoço ocorreu a palestra com o conferencista Rodrigo Simas, psicólogo, sanitarista, mestre em saúde pública e docente em atenção psicossocial, que abordou a mudança na reforma psiquiátrica e os investimentos que o Brasil faz na saúde, que são bem baixo. Após sua palestra foi aberto a perguntas.
A parte final da conferência foi a apresentação e debates das propostas levantadas nos grupos de trabalho para contribuição da Política de Saúde mental, em nível municipal, estadual e nacional, discutidas na anteriormente; Após ocorreu ao votação das proposta pelos delegados, eleitos na pré conferência.
Para encerrar aconteceu uma apresentação artística com os usuários do CAPs.
O relatório final sobre a conferência estará disponível em dias no site da Prefeitura.
Administração 2021-2024, governo ao lado do povo.