Prefeitura de Cambuí implanta tecnologia para a emissão digital de alvarás e habite-se

[ FOTOS ] Cambuí realiza 1º Encontro de Carros Clássicos
06/07/2023
Prefeitura firma parceria com a USF para Vestibular Social
07/07/2023

Prefeitura de Cambuí implanta tecnologia para emissão de alvarás e habite-se 100% digitais

A modernização dos serviços vai ajudar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social a economizar cerca de 20 mil folhas por ano.

Profissionais da construção civil e moradores de Cambuí agora podem dar andamento aos seus pedidos sem necessidade de ir pessoalmente até a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social da cidade.

A partir de segunda-feira (10 de julho), cinco processos devem ser solicitados de maneira 100% digital e online.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social, Phelipe Carneiro, a implantação da Aprova irá tornar mais eficiente a análise dos projetos e a emissão de documentos e, consequentemente, atrair novos investimentos.

“Sem a tecnologia a secretaria fica impossibilitada de acompanhar o andamento das solicitações, entrada e saída de processos e tempo gasto pelos servidores. Um projeto complexo que demora em torno de 120 dias para ser aprovado, pretendemos reduzir para no máximo 45”, explica.

Ele estima que o atendimento digital deve eliminar em torno de 20 mil folhas de papel todos os anos, apenas na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social.

Segundo o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, com acompanhamento em tempo real.

“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, porque as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

Como utilizar o sistema digital em Cambuí

Nesta primeira etapa da modernização da secretaria, cinco serviços digitais estão disponíveis:

1. Alvará de Enquadramento
  2. Alvará de Reparcelamento
  3. Alvará de Construção
  4. Aprovação de Projeto
  5. Habite-se

Para utilizar o sistema basta acessar https://cambui.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Interessados em conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma podem acessar o vídeo do treinamento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=BC6kN58SQ0Y

Cambuí é a 10ª cidade de Minas Gerais a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes.

Patos de Minas conquistou o primeiro Centro de Distribuição de Imunobiológicos 100% digital do Estado e Conselheiro Lafaiete reduziu em 70% o tempo de espera para análise de projetos, que levava oito meses antes da digitalização.