Prefeitura reestrutura o SIM – Serviço de Inspeção Municipal

Feira Livre abre vagas para novos feirantes
15/08/2023
Defesa Civil de Cambuí participa de treinamento em Extrema
17/08/2023
O Serviço de Inspeção Municipal – SIM é responsável por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor. O mesmo controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização. O SIM certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando- os em empresários da área urbana e rural.
O SIM oferecerá profissionais habilitados que poderão instruir e orientar os produtores, dando toda a assessoria necessária para que se adéqüem as normas, estimulando assim o desenvolvimento econômico destas empresas e oferecendo alimentos de qualidade aos consumidores.
QUEM DEVE SE REGISTRAR?
Deverá se registrar todos aqueles estabelecimentos que abatam animais, produzam matéria-prima, manipulem, beneficie, preparem, embalem, transformem, envasem, acondicionem, depositem e industrialize produtos de origem animal.
 ONDE SE REGISTRAR
O SIM está vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social, através do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e os interessados poderão aderir ao programa assinando requerimento próprio na Rua João Moreira Salles, 32, 1° andar. Maiores informações pelo telefone 3431-6080.
INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO
As ações de inspeções e fiscalizações terão inicialmente caráter educativo, sendo criados programas de capacitação para produtores. Os estabelecimentos ainda poderão receber registros provisórios até que se adéquem as normas. A fiscalização será realizada por profissionais qualificados, devidamente identificados, respeitando as peculiaridades de cada produtor.
Serviço de Inspeção e Vigilância Sanitária tem fiscalizações distintas, porém complementares.
Ao SIM compete a fiscalização da produção primária, industrialização, armazenagem e distribuição dos produtos de origem animal, como também da produção de produtos vegetais minimamente processados.
 POR QUE SE REGISTRAR?
– Maior facilidade de adesão, uma vez que as normas são mais coerentes com a realidade dos produtores;
– Aumento da produção;
– Produtores regularmente registrados terão seus mercados ampliados, pois poderão comercializar seus produtos no mercado formal e institucional;
– Evitará prejuízos com apreensão de mercadorias, multas ou que tenha seus estabelecimentos interditados pela fiscalização dos órgãos de fiscalização;
– Produtores receberão auxilio técnico por profissionais capacitados;
– Aderidos ao SIM, os produtores terão autorização para uso de selo de qualidade nas embalagens de seus produtos, aumentando assim a credibilidade frente aos clientes;
– Produtores poderão oferecer produtos de qualidade, isentos de perigos e seguros para a saúde dos consumidores.
Administração 2021-2024, Governo ao lado do Povo!