Monitoramento das águas das fontes da cidade

SÁBADO DIA 30, DIA D DA VACINAÇÃO
26/04/2022
EQUIPE DA ESF PROMOVE EVENTO DE SAÚDE
27/04/2022
O Departamento de Vigilância em Saúde, vem informar a população sobre o resultado das análises de potabilidade das fontes existentes na zona urbana do município no mês de Abril de 2022. Lembrando que as águas destas fontes são oriundas do lençol freático, o qual está suscetível a diversas fontes de contaminações, como por águas residuais e excretas de origem humana ou animal. Importante ressaltar que a probabilidade de contaminação é maior em períodos com maior incidência de chuvas.
É importante esclarecer para a população que a principal fonte de contaminação destas minas é a bactéria Escherichia Coli, também conhecida como E. coli, a qual vive no intestino dos animais que mantem a temperatura corporal interna constante, inclusive dos seres humanos. Esta bactéria pode causar algumas doenças nos seres humanos como as que estão abaixo descritas:
– Gastrenterite (diarreias);
– Infecção urinária;
– Síndrome hemolítico-urêmica (causada principalmente pela Escherichia coli O157:H7);
– Cistite (inflamação no trato urinário);
– Peritonite (inflação na membrana que reveste a cavidade abdominal);
– Em neonatos pode causar meningite.
Contudo, salientamos que esta nota possui o intuito de levar informação a população, sendo assim, não estamos proibindo o consumo de água de nenhuma mina, somente alertamos sobre os riscos à saúde nos casos de ingestão da mesma