Previsão – Retorno atividades presenciais – Rede Municipal de Ensino

PREFEITO E SECRETÁRIOS SE REÚNEM COM EMPRESÁRIOS
24/06/2021
Instrução Normativa 01 2021
28/06/2021

A Rede Municipal de Ensino de Cambuí, como todos sabem, pertence à Rede Pública de Educação do estado de Minas Gerais, juntamente com a rede estadual, e seguimos as orientações da mesma através da Superintendência Regional, que fica localizada em Pouso Alegre.

No último dia 10 de Junho, o Governo do Estado de Minas se manifestou através da Secretária de Estado de Educação, Professora Julia Sant’anna, posicionando a todos acerca da possibilidade de liberação do retorno das atividades presenciais com alunos, a partir de 21 de Junho, desde que a cidade e a região se encontrem em onda amarela ou verde, e seja cumprido à risca o protocolo sanitário nas unidades de ensino.

Desta forma, desde essa data, a Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Educação, levando em consideração o Decreto Municipal 029/2021, e as orientações recebidas dos órgãos de saúde, reiniciou seu planejamento para o retorno presencial das atividades educacionais. Salientamos que “reiniciamos” esse planejamento, pois o mesmo já foi realizado no final do ano passado, para o início do ano letivo de 2021, com a aquisição de insumos, materiais, EPI’s, realização de eventos de capacitação para os servidores da rede (Simpósio “Educação em tempos de Pandemia” / Curso “Educação e o Ensino Híbrido” / diversas web lives / entre outros), para preparar a estrutura para o cumprimento do protocolo. Porém, no início deste ano as condições sanitárias não permitiram esse avanço, e iniciamos nosso ano letivo com o Ensino Remoto, assim como estivemos de Maio à Dezembro de 2020.

eE as condições sanitárias melhorarem (onda amarela ou verde), e permitirem nosso avanço, retornaremos com as atividades presenciais na rede municipal, apenas com alunos do Pré Escolar (Pré I e Pré II) e alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), NO SEGUNDO SEMESTRE, EM 02 DE AGOSTO. Importante ressaltar que esse processo de retorno presencial gradual e escalonado será opcional e de responsabilidade da família, ou seja, os pais deverão assinar um termo obrigatoriamente tanto para autorizar seu/sua filho(a) a retornar presencialmente, quanto para não autorizar e solicitar que o estudante permaneça no Ensino Remoto, recebendo os materiais e orientações do Professor em casa.

Para isso estamos novamente nos preparando, com apoio da 32ª SRE, da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária), demais secretarias, para que nossa equipe de Profissionais (Diretoras, Vice-Diretora, Equipe da SME, Supervisores Escolares, Professores, Equipe de especialistas do NEAPE, Auxiliares, Motoristas) esteja pronta para atender nossos alunos nessa retomada.

Informações importantes a respeito do protocolo, e ações obrigatórias por parte de todos os envolvidos serão compartilhadas através dos grupos de Whatsapp das turmas de nossas unidades, bem como serão afixados cartazes em locais estratégicos (entrada, sala de aula, veículo de transporte escolar, banheiro, refeitório, etc…) de modo a fixar as medidas que temos que cumprir nesse novo normal com o qual temos que conviver.

Repetimos uma frase desde Março de 2020 a todos os colegas da Educação: calma, tranquilidade, e informação, muita informação. Que possamos todos juntos realizar aquilo que for necessário para que a Educação, assim como outras atividades, possa ter o seu retorno presencial.

Juntamente com o Prefeito Tales, queremos agradecer o empenho de todos os profissionais que compõem a Rede Municipal de Ensino pela dedicação desde Março do ano passado, fazendo com que nos adaptássemos para novas formas de ensinar, novas formas de comunicar, novas formas de EDUCAR…

Secretaria Municipal de Educação – Cambuí/MG – 28/06/2021