PREFEITURA REALIZA SIMPÓSIO DE SAÚDE MENTAL

POIBIDO GARRAFAS DE VIDRO NO ANIVERSÁRIO DE CAMBUÍ
16/05/2022
PREFEITURA REALIZA REFORMA EM PRAÇA DE BAIRRO
20/05/2022
Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Cambuí através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou o II Simpósio de Saúde Mental, com o tema “Desmascarando a Hipocrisia, Loucura é verso e Liberdade, Poesia!”
O evento, realizado no Teatro do Paço, teve início com a composição da mesa de abertura, da qual fez parte o Prefeito Tales Tadeu Tavares; a vereadora Leila Fagundes, representando o Presidente da Câmara Municipal; Ten. Machado, representando a 149ª Cia PM de Cambuí; o Secretário Municipal d Saúde, Rodrigo Bueno; a Referência Técnica de Saúde Mental Milene Ramalho, Zenaide Bento, representante dos usuários do CAPs e Wellinton Moreira Lopes, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Mestre em Bioética.
Wllington Moreira foi o primeiro palestrante do evento, abordando a importância do cuidado com a saúde Mental e necessidade de se ter uma um sistema de saúde mental estruturado, para melhor atender a população, além de explicar aos presentes o funcionamento da Rede de Apoio Psicossocial – RAPS.
Milene Ramalho também abordou o tema em sua palestra, explicado aos presentes as políticas de saúde mental e a necessidade de uma maior valorização ao CAPs e a Saúde Mental nos dias de hoje.
Depois de abrir para perguntas aos presentes, houve apresentações artísticas e a pausa para o almoço.
Na parte da tarde o Simpósio contou as palestras de interativas da Terapeuta Ocupacional Edna Mara, Doutoranda em Saúde Coletiva e especialista em atenção ao usuário de drogas no SUS; Thiago Magela Ramos, Enfermeiro especialista em atenção básica e saúde da família, especialista em enfermagem psiquiátrica e terapia familiar sistêmica e por fim a Psicóloga Cassiana Martiléia Rodrigues, Especialista em Terapia cognitivo-comportamental, graduanda em filosofia e referência técnica em saúde mental em Carmo do Cajuru, MG.
Após a palestra houve apresentações artísticas, um coffee-break, na volto foi aberto para o publico interagir com os palestrantes acerca dos temas discutidos.
Como encerramento houve uma passeata em volta da Praça da Matriz, lembrando à população da importância da Luta Antimanicomial, data lembrada nacionalmente no dia 18 de maio.
Administração 2021-2024, Governo ao lado do povo.