PREFEITURA DE CAMBUÍ PROMOVE MELHORIAS NA COLETA SELETIVA

22/03/2021
Boletim Epidemiológico 23/03/2021
23/03/2021

A Prefeitura de Cambuí, através do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, está reformulando o trabalho da coleta seletiva em Cambuí, projeto que existe desde 2002 e faz de Cambuí a única cidade da região com programa contínuo de coleta de lixo reciclável.

A coleta seletiva acontece em Cambuí em dias alternados, com coletas separadas por bairro, e hoje já detém uma participação massiva da população. Ela é feita através de uma associação, a ASCARE – Associação de Catadores de Lixo Reciclável, formada por cidadãos cambuienses e apoiada pela prefeitura de Cambuí.

Com a publicação do Decreto 35/2021, a ASCARE passa a ser a única instituição autorizada a coletar o lixo nos dias programados pela coleta seletiva. Essa ação promove a otimização dos recursos públicos investidos na coleta seletiva e contribui ainda mais para a sustentabilidade ambiental no município. Esse decreto é baseado na Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos sólidos, que incentiva e determina que a coleta seletiva seja feita por associações ou cooperativas de catadores, e também na Lei Municipal Complementar 08/2015, que institui o Plano Municipal de Saneamento.

Sendo assim, os catadores autônomos ficam proibidos de coletar o lixo no dia programado para a Ascare, podendo somente coletar em dias distintos dos que constam na programação oficial.

O Departamento de Meio ambiente comunica também que qualquer catador ou grupo de catadores poderá formalizar, junto à Prefeitura Municipal, o direito de participar da coleta seletiva oficial.

Decreto 035/2012 [ https://bit.ly/3cduI4V ]

Confira abaixo a programação oficial da coleta seletiva em Cambuí:

SEGUNDA-FEIRA
Centro – Avenida do Carmo; Praça da Cultura; Rua Coronel Lambert; Rua Governador Valadares; Rua João Moreira Salles; Praça Coronel Justiniano; Rua Capitão Salustiano; Rua Lino Lopes da Conceição; Rua Capitão Soares; Rua Amélia Lopes; Rua Ângelo B. Faccio; Rua Quintino Bocaiúva; Rua Lopes T. Lambert; Rua Padre Caramuru; Avenida Tiradentes; Bairro Paulo Lopes; Praça das Bandeiras.

TERÇA-FEIRA
Jardim Bela Vista; Jardim Edith Lopes; Vale do Sol; Vila Glória; Vila Mariana; Vila Ramos; Portal Monte Verde.

QUARTA-FEIRA
Bairro Santo Antônio; Bairro Cachoeirinha; Jardim Planalto; Jardim Américo (Cóllen).

QUINTA-FEIRA
Jardim Ana Maria; Jardim São Benedito (Vila do Colégio); Portal das Pedras; Vila São Judas Tadeu.

SEXTA-FEIRA
Bairro Santa Edwiges; Vila Nossa Senhora Aparecida; Rua José Rodrigues Marques.