Novembro Azul

azul

Cambuí adere ao Novembro Azul, na luta contra o câncer de próstata

Novembro é o mês dedicado internacionalmente às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. A Prefeitura de Cambuí participa do NOVEMBRO AZUL com diversas ações organizadas pela Secretaria da Saúde.

Durante todo o mês os postos de saúde do município vão receber homens acima dos 50 anos que serão orientados sobre as formas de prevenir o câncer de próstata e também agendar consulta com o médico urologista que de maneira especial estará com agenda aberta para atender esses pacientes.

Os interessados podem procurar a Estratégia Saúde da Família-ESF de sua preferência durante o horário de expediente.

Desde 2013 a Prefeitura participa deste movimento, que vem ganhando força ao longo dos anos, nos mesmos moldes do Outubro Rosa. O laço azul é o símbolo deste movimento internacional que começou na Austrália, em 2003.

Prevenção

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 Exames

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

 

Cambuí, crescendo junto com seu povo.