«

»

set 15

EDUCAÇÃO || Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento:

A Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Setor de Transporte Escolar, vem emitir nota de esclarecimento com relação ao fato ocorrido no transporte de alunos do Curso Técnico em Alimentos, do Polo Cambuí para o Instituto Federal de Muzambinho, e o retorno destes alunos para nossa cidade, no sábado, 13 de setembro de 2014.

É importante ressaltar algumas informações: a distância de Cambuí até a cidade de Muzambinho é de aproximadamente 250 km, e fazendo este percurso com um veículo como o ônibus, a viagem pode durar em torno de 3h30 a 4h.

A saída para a viagem ocorreu dentro do programado, às 04h30, bem como a viagem até o campus do IF Muzambinho, chegando naquele local por volta das 08h da manhã, e nossos alunos tiveram o dia de atividades dentro daquilo que estava na programação do curso. A saída para a viagem de volta ocorreu às 15h30, e por volta das 16h, o veículo (ônibus) apresentou um problema técnico, não conseguindo prosseguir viagem.

O local onde houve a pane mecânica, não possuía nenhuma condição de assistência, porque mesmo estando há 3 km de um posto de gasolina, neste local não foi possível conseguir auxilio mecânico adequado. Sendo assim nosso motorista fez contato com o responsável pelo transporte para pedir auxilio e acionar o seguro. Antes das 16h30 o responsável pelo transporte deu retorno ao motorista, aos alunos e a coordenadora do curso que estava ciente e que partiria acompanhado de um mecânico para socorrer os estudantes e o veículo da educação com problemas.

Por se tratar de um sábado a tarde, foi gasto um certo tempo para contato com o mecânico, e na sequência pegar um outro veículo para partir em socorro ao fato, saindo de Cambuí por volta das16h50. Partiram então o responsável pelo transporte da educação e um mecânico, com um veículo do tipo Van.

Novamente é importante ressaltar que este veículo, o ônibus que foi utilizado para levar nossos alunos para este dia de atividades no IF Muzambinho, estava em perfeito funcionamento, tendo sido utilizado não apenas no transporte normal, como em outras viagens nos dias e semanas anteriores, sem apresentar nenhuma ocorrência.
O responsável pelo transporte chegou ao local com o mecânico por volta das 20h30, totalizando um tempo de 3h30 de viagem de Cambuí até o local. O problema foi solucionado, com a atuação do mecânico, e os veículos partiram de volta para Cambuí, chegando aqui por volta das 23h30.

Gostaríamos de apresentar nossa solidariedade e nossas desculpas a todos que se encontravam neste veículo, a coordenadora do curso, aos alunos, e também ao nosso motorista, mas também ressaltar que o ocorrido foi uma fatalidade, sem precedentes, e que em nenhum momento houve descaso da nossa parte para com as pessoas envolvidas. Pelo contrário, nós estivemos atentos a toda esta situação, monitorando através do celular o socorro e a chegada dos mesmos em nossa cidade.

Visando um atendimento cada vez melhor para nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como para os estudantes de cursos da Educação à Distância do Polo, informamos que estamos finalizando a aquisição de 3 ônibus rodoviários, o que acarretará na melhora da frota da Secretaria Municipal de Educação de Cambuí.

Nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos.

Att.
Humberto Tavares Ferrer de Oliveira
Secretário Municipal de Educação

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/saude-nota-de-esclarecimento/