fev 09

|| SAÚDE – Informe sobre a vacinação contra a Febre Amarela

INFORME SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

vacina_febre_amarela

A Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Saúde de Cambuí e Vigilância Epidemiológica comunica a todos os moradores de Cambuí que estaremos sem a vacina contra Febre Amarela até o dia 21/02, quinta-feira

Como é do conhecimento da população, as vacinas são garantidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas para os Municípios. Entretanto, neste momento, devido aos surtos que estão ocorrendo no norte de Minas Gerais e no Estado do Espírito do Santo, o Ministério da Saúde está priorizando os municípios desta região e estes foram contemplados com uma maior quantidade de vacinas de Febre Amarela.

Informamos também que estamos dando prioridade à vacinação conforme orientação e diretrizes do Estado de Minas Gerais, pelo fato de não haver surto no Município ou próximo a ele, uma vez que estamos recebendo pouca quantidade da vacina contra Febre Amarela.

Assim seguiremos a vacinação contra a Febre Amarela nas 10 Equipes da Saúde da Família a partir do dia 22/02/2017, conforme calendário semanal de cada unidade priorizando as crianças, viajantes não vacinados que se destinem à área com recomendação de vacina no Brasil ou para países com risco de transmissão, pelo menos 10 dias antes da viagem.

PRIORIDADE DA VACINAÇÃO

Assim os profissionais das Unidades de Saúde de Cambuí estão capacitados para avaliar e realizar na rotina a atualização do cartão de vacinas, com priorização das populações de áreas rurais e silvestres e indivíduos com maior risco de exposição (população de área rural), silvestre, pessoas que fazem turismo “ecológico” ou “rural”, agricultores, extrativistas e outros que adentram áreas de mata ou silvestres;

É importante ressaltar que em Municípios sem surto da doença, que a vacina contra Febre Amarela não está indicada para indivíduos com 60 anos ou mais que serão vacinados pela primeira vez. No entanto, para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o beneficio/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.

Todas as crianças, adultos ou idosos que receberam 2 (duas) doses da vacina são considerados imunizados e não necessitam receber mais doses.

É importante ressaltar que todas as outras 15 variedades de vacinas estão disponíveis em todas as 10 Unidades de Saúde de Cambuí:

– Vacina contra HPV para meninas de 9 a 14 anos.

– Vacina contra HPV para meninos de 12 a 13 anos.

– Vacina Meningocócica C para crianças, e adolescentes de 12 a 13 anos.

– Vacina contra BCG.

– Vacina contra Hepatite B.

– Vacina Contra Rotavírus Humano.

– Vacina Pneumocócica 10 valente.

– Vacina contra Poliomielite oral e injetável.

– Vacina Pentavalente (Contra Difteria, Tétano, Coqueluche, hepatite B e Haemophilus Influenza tipo B).

– Tríplice Viral (Contra Sarampo, Caxumba e Rubéola).

– Vacina contra a Varicela.

– Vacina contra Hepatite A.

– Vacina DTP (Contra Difteria, Tétano e Coqueluche).

– DT (Contra Difteria e Tétano).

– DTPa (Contra Difteria, Tétano e Coqueluche acelular para gestante).

A lista de municípios de recomendação de vacina contra a Febre Amarela encontra-se disponível no link:

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/saude-informe-sobre-a-vacinacao-contra-a-febre-amarela/