21 DE JUNHO, DIA D CONTRA SÍFILIS

SÁBADO LETIVO COM ATIVIDADES
18/06/2023
INICIO DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE APARTAMENTOS
20/06/2023
A secretaria municipal de saúde de Cambuí realizará o Dia D de combate à Sífilis, amanhã 21 de junho, das 10h às 15h e no horário estendido das 17 as 20hs no pronto atendimento do posto do centro. O evento será na praça da matriz.
Serão disponibilizadas a oferta de testagem rápida para Sífilis utilizando apenas uma gota de sangue da ponta do dedo com o resultado sendo informado em média em 15 minutos. Além disso, também serão repassadas orientações e informações importantes sobre essas doenças a todas as pessoas que passarem pelo local.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
São muitos os sintomas da sífilis, dependendo da fase em que a doença se encontra. Na fase primária é comum o surgimento de ferida, geralmente única, no pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele, que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro”. Normalmente, ela não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha. Essa ferida desaparece sozinha, independentemente de tratamento.
Já na sífilis secundária os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo. As manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, trazendo a falsa impressão de cura.
Na fase assintomática não aparecem sinais ou sintomas. Mas na sífilis terciária, que pode surgir entre 1 e 40 anos após o início da infecção, costumam haver lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
O diagnóstico é através do Teste Rápido e o tratamento é gratuito. O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita. Além disso, é importante destacar que a sífilis não confere imunidade permanente, ou seja, mesmo após o tratamento adequado, cada vez que entrar em contato com o agente etiológico (T. pallidum) a pessoa pode ter a doença novamente.