ago 10

Imprimir Post

|| MEIO AMBIENTE – SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE O PLANO INTEGRADO DE RECURSOS HÍDRICOS

Na última quarta-feira, 09, aconteceu no Teatro do Paço, na Prefeitura Municipal de Cambuí, o Seminário Regional sobre o Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Grande, seguido pela reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí realizada com sucesso em Cambuí.

No período da manhã técnicos da Agência Nacional de Águas – ANA, discorreram para um público de aproximadamente 80 pessoas, entre representantes de órgãos ambientais municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e usuários como Federação das Indústrias de Minas Gerias – FIEMG, SAAE’s da região, COPASA e sindicatos de produtores rurais, sobre a situação dos recursos hídricos na região hidrográfica do Rio Grande, que compreende bacias hidrográficas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Após as palestras os participantes puderam dar suas contribuições, em oficinas participativas, especificando as ações prioritárias que serão sintetizadas num documento final, que constituirá o “Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande”, que definirá diretrizes em relação à gestão das águas nas bacias hidrográficas da região do Rio Grande.

Segundo representantes da ANA – Agência Nacional de Águas, este foi o seminário que teve o maior números de participantes em relação a outros que já sediaram tal seminário, como Três Corações, Campos do Jordão, Lavras, Ribeirão Preto, entre outros.

► CBH SAPUCAÍ

No período da tarde foi realizada a 4° reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí – CBH Sapucaí, no qual a Prefeitura de Cambuí está na presidência. Foram analisados pedidos de outorga que necessitam de anuência do CBH e outras discussões entre os conselheiros pertinentes às atividades do Comitê como órgão governamental integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH.

Foi um dia muito importante, onde o município de Cambuí contribuiu significativamente na formulação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/meio-ambiente-seminario-regional-sobre-o-plano-integrado-de-recursos-hidricos/