«

»

dez 06

|| MEIO AMBIENTE – PREFEITURA E SAAE FAZEM PLANTIO E APRIMORAM PROGRAMA “REFLORESTA CAMBUÍ”

WhatsApp Image 2019-12-06 at 11.55.37

A Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria de Desenvolvimento, do Departamento de Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, dentro do programa Refloresta Cambuí, que já cedeu mais de 1400 mudas de arvores para cidadãos cambuienses em pouco mais de 1 ano desde que o mesmo foi lançado, vai iniciar nos próximos dias a arborização urbana nas calçadas das ruas da cidade, onde qualquer morador poderá escolher uma muda de árvores e aderir de forma voluntária ao programa.

Os interessados em plantar uma ou mais árvores em frente sua residência ou comércio deveram comparecer na Secretaria de Desenvolvimento/ Departamento de Meio Ambiente e escolher sua árvore, de acordo com a disponibilidade do Horto/Oficina Ambiental de Cambuí, e para tanto receberá orientações técnicas sobre a muda ideal para cada caso, levando em conta largura da calçada, presença ou não de fiação sobre o local de plantio, etc., de forma a evitar o plantio de espécies inadequadas para arborização urbana, o que já ocorreu muito em Cambuí, e que ocasionou a necessidade de supressão de muitas das árvores plantadas no passado, por motivos de riscos, danos à muros, calçadas e tubulações.

Esse trabalho de plantio nas calçadas é fruto de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento e Saae, que farão o “berço” e o plantio da muda escolhida pelo morador que aderir ao programa, no entanto, algumas ruas de Cambuí, sobretudo as mais antigas terão restrição de plantio devido à largura inadequada das calçadas, de modo a não prejudicar a mobilidade e a acessibilidade. Caso o morador queira somente receber as mudas, as mesmas serão entregues à domicílio mediante a assinatura de um termo de compromisso de que a muda será de fato plantada.

E para o início dessa nova fase do programa Refloresta Cambuí foi realizada no dia 05/12, com a presença do Secretário de Desenvolvimento e do Diretor do Saae, o plantio de aproximadamente 100 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica numa propriedade rural no Bairro Furnas, onde alunos da Escola Estadual Antonio Felipe de Salles, após uma rápida explanação realizaram o plantio.

Essa atividade foi idealizada pela proprietária do local, a arquiteta Cláudia Cunha, que aderiu ao programa e disponibilizou parte de sua propriedade para esse fim.

A expectativa é de que outros proprietários de terrenos rurais se sensibilizem com a necessidade de plantio de árvores, com apoio do município dentro do Programa Refloresta Cambuí.

Administração 2017-2020,
“Governo ao lado do povo.”

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/meio-ambiente-prefeitura-e-saae-fazem-plantio-e-aprimoram-programa-refloresta-cambui/