mar 16

|| MEIO AMBIENTE – CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA 2° REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA 2° REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO

CMMA

Criado pela Lei Municipal 1645/02, o CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão colegiado, consultivo de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e deliberativo no âmbito de sua competência, sobre as questões ambientais propostas nesta e demais leis correlatas do município.

Fazem parte do CMMA diversas entidades do poder público e todas as instituições da Sociedade Civil de Cambuí que manifestaram interesse em participar do referido Conselho.
Vale salientar que as reuniões do Conselho são abertas à qualquer cidadão, o que já é de conhecimento daqueles que compareceram em reuniões passadas. Nesse sentido, para facilitar a vida daqueles que tem dificuldade de fazer contato com o CMMA, e saber das datas de reuniões, o Conselho definiu um calendário anual das reuniões ordinárias, conforme cronograma abaixo.
Além disso foi discutido a utilização de recursos do FMMA – Fundo Municipal de Meio Ambiente, um mecanismo que Cambuí foi pioneiro em implementar na região, na estruturação da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos e na coleta seletiva de Cambuí, que será aperfeiçoada pela SEDES nos próximos meses, visando um trabalho mais eficiente.

Também foi definida nessa reunião a formação de uma Câmara Técnica, de membros e colaboradores do CMMA para avaliar e autorizar eventuais solicitações de cortes de árvores no município de Cambuí. Essa comissão é formada por arquiteto, engenheiro agrônomo, advogado, biólogo e gestor ambiental. Nesse sentido vale salientar que toda a atual formação do CMMA é extremamente técnica, com diversos profissionais com formações diversas, com vínculos com a área ambiental, e todos de fato representativos da sociedade civil organizada.

Calendário das próximas reuniões ordinárias no ano de 2017:
– 06 de junho, 08 de agosto e 07 de novembro.

Atual composição do CMMA:
A Sociedade Civil organizada, nesta gestão, está sendo representada pelas seguintes instituições: Associação de Moradores da Vila Glória; Sindicato Rural de Cambuí; Rotary Club; ARL Estrela Cambuiense; Clube Literário e Recreativo de Cambuí; OAB, Adescam; Associação dos Construtores e Loteadores do Município de Cambuí, Córrego do Bom Jesus e Senador Amaral; Sisam – Sistema de Serviços e Assessoria Ambiental e Associação Empresarial de Cambuí. Instituições que atuam na área ou têm relevância às ações compreendidas pelo Conselho.

O Poder Público está representado por: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social – Sedes; Secretaria de Saúde; Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Câmara Municipal; Emater; Instituto Estadual de Florestas – IEF e Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Todas as instituições da Sociedade Civil que manifestaram interesse em participar do Conselho foram acatadas pelo Prefeito Tales Tavares, sendo seis vagas e onze indicações, que ficaram organizadas na forma de titulares e suplentes, podendo atender a todas as instituições que se mostraram interessadas em participar do CMMA.

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/meio-ambiente-conselho-municipal-de-meio-ambiente-realiza-2-reuniao-ordinaria-do-ano/