Maio 23

|| EDUCAÇÃO – Os Caminhos da Educação em CambuíÍ (parte I)

Com as diversas mudanças que ocorrem no quadro social e político de nossa realidade a educação é uma das áreas mais sensíveis, fazendo constante a necessidade de adaptação, renovação e adequação às transformações do tempo.

Nesses pouco mais de cem dias de gestão de nossa nova administração a Secretaria de Educação se põe à busca de novos projetos, novos desafios e uma procura constante pela otimização dos processos educacionais.

No intuito de traçar melhorias no processo de ensino/aprendizagem, no início do ano letivo a equipe da Secretaria reuniu com as diretoras e supervisoras para elaborarem um plano de trabalho e definirem algumas metodologias.
(foto 1)

O momento de volta às aulas é muito significativo para a comunidade escolar, e pensando nesta acolhida a equipe da SME neste início de ano visitou as Escolas e CEIMs do Município, recepcionando seus profissionais e alunos e possibilitando a eles uma abertura de diálogo e a troca de ideias.
(foto 2)

Buscando o fortalecimento na valorização de nossos colaboradores, os professores da Rede Municipal de Ensino, participaram de uma palestra sobre Saúde Vocal, com Alice Peixoto – Fonoaudióloga do NEAPE, cujo objetivo foi orientar e ressaltar os cuidados que se deve ter com seu principal instrumento de trabalho, a suavoz.
(foto 3)

ALIMENTAÇÃO

Preocupados com a alimentação escolar de nossas crianças, a equipe da SME, juntamente com a EMATER traçou algumas metodologias de trabalho juntamente com o grupo de agricultores familiares que fornecem boa parte dos hortifrutigranjeiros para as unidades educacionais, visando melhorias na qualidade, distribuição e entrega dos produtos.
(foto 4)

Ainda na esfera alimentar, a Nutricionista Camila Sales ministrou um treinamento para nossas cozinheiras e auxiliares visando o aproveitamento de alimentos e o reforço das técnicas de manipulação dos mesmos.
(foto 5)

Nos CEIMs, no intuito de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, foram realizadas apresentações teatrais sobre a temática educação nutricional.
(foto 6)

PREMIAÇÃO

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho, através do Projeto: “MPT na escola – de mãos dadas contra o trabalho infantil”, três de nossas escolas foram premiadas no ano de 2017, pela escolha dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais da região apresentados em 2016, na etapa municipal, sendo elas:

– Escola Municipal Dr. Carlos Cavalcanti, na categoria Poesia/Conto, com o Título: “O Trabalho Infantil” feito por Ana Vitória Silva Alves, aluna da professora Maura Aparecida Moreira do Nascimento e monitorada pela Supervisora Vera Lúcia de Almeida e com o apoio da Diretora: Valdirene Aparecida de Almeida Nunes;

– Escola Municipal Joaquim da Silva de Oliveira, na categoria Pintura, com o Título: “Combate ao Trabalho Infantil” realizado por Rafaela de Souza Godoy, aluna da Professora Maria Antônia da S. de Oliveira, monitorada pela Supervisora Maria Aparecida Ferreira da Silva, com o apoio da Diretora Ana Cecília Lambert Pereira;

– Escola Municipal Lino Lopes da Conceição, na categoria Música/Paródia, com o Título: “Direito de Sonhar”, realizado pelos alunos Ana Júlia de Oliveira dos Santos, Hevelin A. Pereira, Isabelle S. Fernandes, Leonardo Davi Romancini, Milena M. Rodrigues e Nickolas Luiz Pereira, alunos das Professoras Selma Menezes e Rosemeire Souza, monitorados pela Supervisora Joelma Aparecida de Souza, com o apoio da Diretora Selma Maria Ribeiro.

A Escola Lino Lopes passou da etapa municipal para a estadual ganhando um prêmio no valor de R$20.000,00 para ser utilizado em benfeitorias na própria escola.

Cada aluno premiado recebeu uma bicicleta Caloi – Aro 24 – 21 marchas, as professoras: 01 aparelho de celular Motorola G4Play e a coordenadora do município um Notebook Lenovo V310.
(foto 7)

Fotos: Sec. de Educação de Cambuí

… continua

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/educacao-os-caminhos-da-educacao-em-cambuii-parte-i/