out 05

Cultura Empreendedora nas Escolas Municipais

0IMGDe 29 de setembro a 02 de outubro, foi realizado pela Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE Minas, o curso Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental, visando a implantação deste projeto na rede de ensino.

Os profissionais da educação como Diretoras, Supervisoras, Professoras, que atuam nas Escolas e CEIMs participaram durante esta semana da capacitação, ministrada pela consultora Sheila Couto, sob a orientação da Coordenadora Regional Tata Beraldo.

A partir desta ação, os professores passaram a entender que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado. O curso apresentou dois eixos principais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, além é claro de temas transversais como cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

No último dia do curso, os participantes montaram uma feira de negócios, mostrando que o ensino de empreendedorismo na escola é um convite para uma mudança cultural, colocando o aluno como protagonista e integrante do processo educacional.

O Secretário de Educação Humberto Tavares, agradeceu a participação de todos, elogiando o empenho e o interesse dos participantes. Disse ainda que é função da escola garantir uma educação que estimule a criatividade e o pensamento crítico, buscando a participação da comunidade em projetos educacionais, focado na cultura empreendedora que o município de Cambuí já possui de acordo com estudo realizado pelo SEBRAE.

O Prefeito Dirceu Dias também esteve presente na feira de negócios montada pelas educadoras, e ressaltou a importância do pensamento empreendedor em toda e qualquer forma de atuação. A Vereadora Lucia Leite também acompanhou o evento, representando a Câmara Municipal.

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/cultura-empreendedora-nas-escolas-municipais/