«

»

out 03

|| NOTÍCIA – Carro elétrico com zero emissão de poluentes será apresentado em Brasília

Carro elétrico com zero emissão de poluentes será apresentado em Brasília

 

Protótipo, desenvolvido na Unidade Varginha do CEFET-MG, foi o único da rede federal a ser contemplado para participar da Olimpíada do Conhecimento 2016

De 10 a 13 de novembro, a Unidade Varginha do CEFET-MG apresenta, em Brasília, um protótipo de carro elétrico desenvolvido com um motor que não emite poluentes. A Instituição Federal foi a única selecionada para o evento na modalidade Tecnologias de Manufaturas e Engenharias.

O projeto foi contemplado em uma chamada pública do MEC-SETEC e, na modalidade em que se inscreveu, havia sete vagas, mas apenas uma para a rede federal, conquistada pelo CEFET-MG. Com a aprovação, foi destinada para a construção do carro elétrico uma verba de R$73.119,10, para custeio de gastos com equipamentos, ferramentas e materiais e também de diárias e passagens para o evento que acontece na capital federal.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA, 2014), o Brasil é considerado o quarto maior mercado automobilístico do mundo e apenas o sétimo maior produtor. ?Isso gera uma necessidade de melhorar nossa posição no ranking com produtos de alto índice tecnológico, compatíveis com o meio ambiente e contribuindo para o crescimento contínuo do país?, destaca o prof.
Carlos Alberto Carvalho Castro, coordenador do projeto.

Ainda de acordo com o coordenador, a solução tecnológica adotada no modelo foi a utilização de produtos já existentes no mercado, buscando minimizar o peso do veículo e custos. Como o Brasil ainda não tem buscado a expansão de carros elétricos, esse protótipo pode vir a ser uma alternativa viável para a frota do país. ?A ideia é que no futuro bem próximo seja possível ver este tipo de carro nas ruas, que é um modelo tipicamente urbano, cuja velocidade não é alta, pois a média de velocidade em grandes centros é baixa?, complementa.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de nove alunos, quatro docentes e um servidor do curso técnico em Mecatrônica da Unidade Varginha do CEFET-MG. Entre os alunos estão Eliezer Fernandes, Max Felipe Silva, Boanerges Potyguara Saes Júnior, João Pedro Brogi Pederiva, Matheus Almeida Silva Oliveira, João Antônio Gória Silva, Gabriel Henrique Ribeiro dos Santos, Luis Felype Fioravanti e Thulyo Ferreira; os professores envolvidos foram Carlos Alberto Carvalho Castro, Daniel Soares de Alcântara, José Lima Júnior e Antônio Lara. O chefe da equipe é o servidor Eduardo Pereira da Silva.

Fonte: Senai

► Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

[Saiba mais]

http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/

Link permanente para este artigo: http://www.prefeituradecambui.mg.gov.br/carro-eletrico-com-zero-emissao-de-poluentes-sera-apresentado-em-brasilia/